Que dia Lula foi solto da cadeia?
Preso em 2018, Luiz Inácio Lula da Silva foi preso após se entregar à Polícia Federal (PF) e durou até o dia 8 de novembro de 2019, após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em uma decisão da segunda instância.
Confira os detalhes do momento em que Lula saiu da cadeia
Após ficar recluso 580 dias, Luiz Inácio Lula da Silva, mais conhecido como Lula, deixou o prédio da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR), EM 2019. Acompanhado na época pelos seus advogados, familiares e namorada e a presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, além de outros parceiros políticos.
Depois de deixar o prédio, Lula fez um discurso a apoiadores e atacou o que chamou o lado podre do Estado Brasileiro. No discurso, o político afirmou que o apoio dos que acreditavam em sua inocência foram fundamentais, nas palavras dele “tudo o que ele precisava”.
O poli´tico foi solto às 16h21 pelo juiz Danilo Pereira Júnior, da 12ª vara Federal de Curitiba. A decisão tem como base a nota interpretação do STF (Supremo Tribunal Federal) que proibiu a prisão após condenação em 2ª instância. Lembrando que na ocasião, Lula foi condenado a 8 anos e 10 meses de prisão.
Lula ficou preso desde 7 de abril de 2018. Condenado assim a pena de 8 anos e 10 meses por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá (SP). Na época, a sua aliada, Gleisi disse que o político estava “tranquilo” e “sereno”.
No momento em que ficou preso, Lula foi mantido em sala especial, instalada na sede da PF em Curitiba. No espaço, o político tinha banheiro com chuveiro elétrico, cama e uma mesa. Não tinha grades, apenas uma porta fechada pelo lado de fora.