Quem é a nova Miss Universo? Veja resultado do concurso
A recém-coroada Miss Universo atende pelo nome de Sheynnis Palacios, uma nicaraguense de 23 anos, conquista pela primeira vez o título para seu país. O desfecho do 72º concurso do Miss Universo ocorreu no último sábado (18), na capital de El Salvador, São Salvador, onde Sheynnis assumiu a posição anteriormente ocupada pela norte-americana R’Bonney Gabriel, de 29 anos.
A tailandesa Anntonia Porsild, 27 anos, conquistou o segundo lugar, enquanto a australiana Moraya Wilson, de 22 anos, ficou em terceiro. Vale mencionar que a representante do Brasil, Maria Brechane, não conseguiu avançar para a semifinal.
Durante seu discurso, Sheynnis destacou a humildade e a gratidão pelas pequenas coisas como suas principais qualidades, cativando a atenção dos jurados.
A edição deste ano do concurso foi marcada por mudanças históricas. Em agosto de 2022, o Miss Universo anunciou alterações significativas em suas regras, passando a aceitar não apenas mulheres trans, mas também mulheres grávidas, mães e aquelas que foram ou são casadas. A CEO da competição, Amy Emmerich, foi responsável por fazer esse anúncio, indicando uma abertura mais inclusiva.
Além disso, a competição passou a aceitar participantes com mais de 28 anos. Em 2023, esse novo enfoque resultou na presença inédita de duas mães, duas mulheres trans e uma concorrente com 30 anos, marcando uma significativa evolução nas tradições da competição.
A revisão nas regras representa uma das maiores reviravoltas na história do Miss Universo, que anteriormente limitava a participação a mulheres solteiras, com idades entre 18 e 28 anos, que nunca foram casadas ou mães. Este novo capítulo reflete a busca pela diversidade e inclusão na competição de beleza internacional.