Quem foi o “Homem do Sapato Branco”?
Jacinto Figueira Júnior, popularmente conhecido como “O Homem do Sapato Branco”, foi um apresentado de televisão brasileiro. Em meados dos anos 50, Jacinto fez sucesso no universo da música com sua banda coutry “Junior e seus Cowboys”. Seu ingresso na TV ocorreu em 1963, com o programa Fato em Foco, pela TV Cultura, mais tarde passou a ser transmitido pela Câmera Indiscreta, na mesma emissora.
Saiba como surgiu a ideia de usar o sapato branco
Com passagem pela Rádio Nacional de São Paulo na década de 60 para 70, nessa época jacinto se destacou ao gravar a música “O Charreteiro” que fez sucesso devido ao programa de rádio de Silvio Santos, que tocava sempre que possível no quadro “Sobe e Desce” no qual os ouvintes opinavam se a música deveria ou não continuar tocando.
Com todo esse sucesso, garantiu a Jacinto a presença em telenovela e de uma fotonovela, publicada em uma revista direcionada para um público feminino nos anos 60. Curiosamente, o que levou-o a se torna mesmo conhecido nacionalmente foi seu programa “O Homem do Sapato Branco”, criado em 1966 pela TV Globo.
Um fato interessante é que o programa chegou a ir ao ar, mas logo teve que ser suspenso devido a problema com a ditadura militar. Com retorno nos anos 80, passou pelas emissoras Record, SBT e Bandeirantes. No seu programa era comum entrevistar seus convidados usando um sapato branco, que sempre era focalizado pelas câmeras.
A ideia de usar os sapatos brancos veio para fazer uma referência aos médicos e os psiquiatras, pois Jacinto pretendia, como programa, ser uma espécie de “médico” para o povo em seus programas.