Quem foi o primeiro a ganhar o BBB?
Em 29 de janeiro de 2002, estreava a primeira edição do Big Brother Brasil. Desde então, muita coisa mudou no reality show. Uma das principais mudanças foi a quantidade de participantes e dias de confinamento até nomes de dinâmicas e, em especial, o tamanho da casa e a decoração.
Detalhes da primeira edição do BBB
O primeiro Big Brother Brasil, conhecido como BBB1, foi transmitido entre 29 de janeiro e 2 de abril de 2002, tendo uma duração de 64 dias, o que o torna a edição mais curta até o momento. Por outro lado, a edição mais longa do programa foi o BBB21, que teve um período de confinamento de 107 dias.
O BBB1 contou com apenas 12 participantes, todos eles anônimos, selecionados em um processo que envolveu mais de 500 mil inscritos ao longo de aproximadamente um mês. As inscrições foram anunciadas em dezembro de 2001, por meio de uma campanha publicitária veiculada na televisão, rádios, jornais e outdoors.
A casa do BBB1 tinha uma área construída de 450 m² em um terreno de 1.200 m². Ela era composta por três quartos, sendo dois quartos para acomodar cinco pessoas cada e um quarto de casal destinado ao líder. Além disso, a casa possuía um banheiro, cozinha, sala de jantar, sala de estar e varanda. Em comparação, a casa atual do BBB está localizada em um terreno de 2,3 mil m².
Big Brother Brasil |Relembre o vencedor da primeira edição
Mudanças ao longo do tempo no BBB
Com estreia com o Pedro Bial e Marisa Orth como apresentadores, no entanto, nas primeiras semanas a atriz foi afastada devido a uma série de gafes cometidas ao vivo, incluindo a divulgação antecipada do primeiro eliminado do programa. Para não ser completamente afastada, Marisa passou a aparecer ao vivo uma vez por semana, às sextas-feiras, para bater um papo e oferecer conselhos aos participantes.
Foi durante o BBB1 que o termo “paredão” foi introduzido pelo participante Adriano nos primeiros dias de jogo. Antes disso, a dinâmica era oficialmente chamada de “berlinda”.
A primeira prova de resistência do programa ocorreu no dia da estreia, na qual os participantes tiveram que permanecer o maior tempo possível em um carro. Após 14 horas de prova, Adriano foi o vencedor.
O BBB1 também contou com a presença da cachorrinha Mole. Ela entrou na casa alguns dias após o início do confinamento e rapidamente se apegou a Caetano. No entanto, Caetano foi o primeiro eliminado, e Mole foi retirada da casa menos de duas semanas depois, uma vez que os demais participantes não se preocuparam em alimentar ou cuidar da pet após a saída de Caetano. Boninho, diretor do programa, chegou a comentar que “nunca mais cometeria o erro” de colocar outro animal na casa.