Quem vai assumir o troco caso Rei Charles III seja afastado?
Rei Charles III foi diagnosticado com câncer recentemente. A notícia veio a público por meio de um comunicado emitido pelo Palácio de Buckingham, que detalhou o estado de saúde do monarca de 75 anos.
A informação acendeu o alerta da mídia e do público em geral sobre a sucessão do trono ou o que acontece caso Rei Charles III precisar se afastar do cargo devido o tratamento contra a doença. Até o momento, “Sua Majestade continuará a empreender negócios do Estado e papelada oficial como de costume”, como diz o comunicado.
Na mesma lógica de uma linha de sucessão, quando o Rei é afastado das suas funções reais, um conselho já formado assume as atividades. Esse grupo é composto por quatro pessoas, como determina a Constituição do Reino Unido. Atualmente, ele é formado por:
- Rainha Consorte Camilla;
- Príncipe William;
- Princesa Anne;
- Príncipe Edward.
O que se sabe sobre o câncer de Rei Charles III
O diagnóstico de câncer de Rei Charles III aconteceu uma semana após o monarca deixar o hospital. Ele havia se internado na instituição para tratar um problema de aumento da próstata. Fontes ligadas ao palácio, porém, refutam que o tumor acometa a região.
O britânico havia apresentado sintomas e fez um check-up na sua própria residência, em Birkhall, Escócia. Charles foi internado no London Clinic, hospital privado de Londres, onde passou três dias até receber alta. No entanto, enquanto estava sob o tratamento, a equipe médica observou outra questão preocupante, a qual identificou “uma forma de câncer”.
O Palácio de Buckingham informou que o diagnóstico de câncer foi “detectado precocemente”, além do fato de que não serão divulgados boletins médicos frequentes, afim de preservar a privacidade do Rei. O filho de Rainha Elizabeth III “permanece totalmente positivo em relação ao seu tratamento e espera retornar ao serviço público o mais rápido possível”.