News do Dia
Últimas notícias

Ratinho: Quem é, quais programas apresentou e curiosidades da carreira

Ratinho é um dos apresentadores mais conhecidos do Brasil, com um programa exibido por mais de duas décadas no SBT. Além disso, ele é um empresário bem-sucedido, que conta com diversas empresas em seu nome. Anteriormente, foi político, inclusive sendo eleito deputado federal e é pai de Ratinho Junior, eleito duas vezes governador do Paraná.

Ele foi um político ativo do final da década de 1970 até meados da década de 1990, tendo ocupado cargos de vereador de Curitiba e deputado federal pelo Partido da Reconstrução Nacional (PRN). Atualmente, é o fundador e proprietário do Grupo Massa, que atua em diversas áreas, incluindo comunicação (por meio da Rede Massa), agronegócio, gestão e licenciamento de marcas.

Além disso, ele também possui experiência como ator, tendo atuado em produções como a novela “Vende-se um Véu de Noiva”, participação especial em “Carinha de Anjo” e no filme “Exterminadores do Além contra a Loira do Banheiro”, bem como em especiais do SBT.

Porém, é notório por seu temperamento explosivo, estilo polêmico e provocador, bem como por não se conter em suas palavras, principalmente quando fala sobre acusados ​​de crimes. Ao longo dos anos, seu programa na televisão chegou a ser líder de audiência e ganhar da Globo, sempre indo para o lado popularesco para ganhar ibope;

Quem é Ratinho?

Ratinho é o apelido de Carlos Roberto Massa, conhecido apresentador brasileiro que nasceu em Águas de Lindóia, nordeste de São Paulo, em 1956. Embora tenha sido registrado em cidades paulistas que fazem divisa com Minas Gerais, ele passou a infância e adolescência em Jandaia do Sul, no Paraná, e se mudou para Curitiba quando adulto.

Seu apelido o acompanha desde a infância, dado que era rápido e ágil como um rato e costumava sumir com as bolas de futebol durante as partidas de várzea. Ratinho iniciou sua carreira televisiva em 1991 na Rede OM (atual CNT) como repórter policial e logo se tornou apresentador do programa Cadeia.

Ele adotou o estilo espontâneo, irreverente, desafiador, escrachado e acalorado de atuação, assim como o uso do cassete durante os programas, de Luiz Carlos Alborghetti. Ratinho entrou na Record em setembro de 1997, estreando o programa Ratinho Livre. Seu programa na Record era das 20h30 às 22h, e um mês depois, alcançou a Globo e o SBT no Ibope.

Em seguida, migrou para o SBT onde ganhou fama nacional e apresentou diversos programas, passando a ter um dos salários mais altos do Brasil.

Carreira na televisão

Ratinho estreou na televisão em 1991, com um programa chamado simplesmente “Ratinho”, exibido pela antiga Rede OM, que tinha sede no Paraná e chegou a contar com Galvão Bueno em seu casting, no começo da década de 90. Voltou ao ar em 1995, com o “Cadeia Nacional”, exibido pela Rede CNT e com o “190 Urgente”, seu primeiro sucesso.

O apresentador foi trabalhar na TV Record em 1997, onde ficou até o ano seguinte apresentando o “Ratinho Livre”, que bombou na audiência e chegou a derrotar a Globo, chamando atenção de Silvio Santos. Assim, em 1998 se transferiu para o SBT, onde ganhou fama nacional e consolidou a sua carreira, participando ainda de vários programas da casa.

Passagem pela Record

Durante seu trabalho na TV Record, apresentou o “Ratinho Livre”, exibido de segunda a sexta, logo após o Jornal da Record, entre 22 de setembro de 1997 e 28 de agosto de 1998. Com o programa, a audiência da Record no horário nobre subiu de 3 para 9 pontos em pouco tempo, chegando ao segundo lugar em apenas um mês e desafiando a Globo após a final da novela Por Amor.

O programa continuou a ganhar audiência em 1998, devido à baixa audiência da novela Torre de Babel. Entretanto, a saída brusca de Ratinho da Record em agosto de 1998 teria sido causada por divergências com o dono do canal, Edir Macedo, em relação ao salário recebido. Ele ganhava cerca de R$ 80 mil, enquanto Silvio Santos lhe ofereceu R$ 1 milhão por mês.

Programa do Ratinho no SBT

O Programa do Ratinho é exibido pelo SBT desde 1998. É conhecido por abordar uma variedade de temas, incluindo notícias, entretenimento, entrevistas, quadros de humor e jogos, além de apresentações musicais. O apresentador é famoso por sua interação com o público, com as plateias e com as pessoas que telefonam ao vivo para o programa.

Entre os quadros mais famosos do Programa do Ratinho estão o “Dez ou Mil”, que apresenta uma competição entre diferentes talentos e performances, o “Boteco do Ratinho”, em que o apresentador conversa com convidados enquanto eles degustam bebidas e petiscos, e ” Jornal Rational”, uma paródia bem-humorada de telejornais tradicionais.

O programa também tem um papel importante em trazer à tona temas sociais e políticos, além de apresentar denúncias e críticas. O Ratinho costuma abordar assuntos polêmicos e desafiar seus convidados e aceitos, o que muitas vezes gera debates acalorados e repercussão na mídia.

Em resumo, o Programa do Ratinho é uma mistura de variedades, humor, música e jornalismo, com uma presença marcante e discutida do apresentador, que se tornou uma figura popular da televisão brasileira. Atualmente, costuma ser ao vivo nas noites de segunda-feira e quarta-feira, e gravado nos outros dias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.