News do Dia
Últimas notícias

Record: Fundação da emissora, programas sucessos e histórias do canal

A RecordTV é uma emissora de televisão aberta brasileira. Atualmente, ocupa a posição de segunda maior emissora de TV comercial do Brasil e 28ª maior do mundo, de acordo com o ranking mundial de 2012. No mercado publicitário, foi eleita a quinta maior emissora em faturamento e a oitava maior em estrutura física em 2010.

Fazendo parte do Grupo Record, tem sua sede na cidade de São Paulo, onde também é gerada a maior parte de sua programação. Além disso, possui uma sucursal no Rio de Janeiro, onde são produzidas suas novelas e outros formatos no complexo Casablanca Estúdios (RecNov). Atualmente, possui uma ampla cobertura nacional através da retransmissão de 111 emissoras, sendo 15 próprias e 96 afiliadas.

A estação geradora da RecordTV foi inaugurada em 27 de setembro de 1953, pelo empresário Paulo Machado de Carvalho. Na época, ele já era proprietário de um conglomerado de rádios e obteve concessão para operar uma emissora de televisão em novembro de 1950. Foi a quarta emissora a entrar em operação no Brasil, depois da TV Tupi São Paulo (1950), TV Tupi Rio de Janeiro (1951) e TV Paulista (1952).

Durante a década de 1960, tornou-se popular e chegou a liderar em audiência, especialmente com a exibição de festivais musicais como os de MPB e Jovem Guarda. Nesse período, também era a cabeça da Rede de Emissoras Independentes (REI), uma cadeia que integrava estações de diversas localidades do Brasil.

Nos anos 1970, o empresário e apresentador Silvio Santos adquiriu metade das ações do canal por meio de uma sociedade com os Machado de Carvalho. Em 1989, foi vendida ao bispo Edir Macedo, fundador e líder da Igreja Universal do Reino de Deus, quando estava passando por dificuldades financeiras.

Com a nova aquisição, a RecordTV passou por grandes investimentos em sua estrutura. Durante a década de 1990, expandiu sua rede nacional através da compra de canais e afiliações, alcançando a posição de segunda maior rede do país em audiência e faturamento, de 2007 a 2015, até ser ultrapassada pelo SBT. Desde 2012, as duas disputam intensamente pontos de audiência e alternar-se no ranking de audiência.

Quando a Record foi fundada?

Apenas dois meses após a introdução da televisão no Brasil, o empresário e comunicador Paulo Machado de Carvalho obteve autorização para operar um novo canal na cidade de São Paulo, em 22 de novembro de 1950. Foi concedido a ele o canal 7 paulistano. Na época, Paulo e sua família já eram donos de um grande conglomerado de estações de rádio e decidiram usar o nome de sua estação de rádio, a Rádio Sociedade Record, para batizar o novo canal de televisão, que passou a ser chamado de TV Record.

Então, foram adquiridos equipamentos modernos dos Estados Unidos, que foram instalados nos estúdios localizados na Avenida Miruna, no bairro de Moema, Zona Sul de São Paulo. Antes de sua estreia oficial, o canal realizou alguns experimentos meses antes, exibindo o coral da Escola Normal Caetano de Campos e a orquestra da Força Pública de São Paulo.

No dia 27 de setembro de 1953, às 20h53, o canal entrou no ar. A primeira imagem exibida pela emissora mostrou o casal de artistas Blota Júnior e Sônia Ribeiro descendo uma escadaria para anunciar o lançamento da Record. Após um discurso de Blota, teve início um espetáculo com a participação de Dorival Caymmi, Inezita Barroso, Adoniran Barbosa, Isaura Garcia, Pagano Sobrinho, Randal Juliano, a orquestra de Enrico Simonetti e diversos dançarinos. Essa atração musical foi apresentada por Sandra Amaral e Hélio Ansaldo.

Nos primeiros anos de operação, a emissora exibia programas musicais, esportivos, teatrais, humorísticos e informativos. Em 1954, estreou o primeiro seriado produzido no Brasil, chamado “Capitão 7”, protagonizado por Ayres Campos e Idalina de Oliveira, que ficou no ar até 1966. No mesmo ano, foi criado o programa “Mesa Redonda”, apresentado por Geraldo José de Almeida e Raul Tabajara.

O que foram as Emissoras Unidas?

Paulo Machado de Carvalho fez uma parceria com seu cunhado João Batista do Amaral para unir a TV Record de São Paulo e a TV Rio, do Rio de Janeiro (então canal 13), criando a Rede Unidas de Televisão (também conhecida como Rede das Emissoras Unidas). Com a formação dessa nova rede, foi estabelecida uma conexão via sinal UHF entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, permitindo a transmissão entre a Record e a TV Rio.

Foi por meio dessa conexão que transmitiu o Grande Prêmio de Turfe do Brasil, diretamente do Jóquei Clube do Rio de Janeiro. Além disso, como duas emissoras passaram a trocar produções entre si, e a Rede Unidas passou a ter afiliadas e retransmissoras em todo o Brasil, sob a liderança das matrizes da TV Rio e da Record.

Em 1958, foi lançado o primeiro programa regular produzido pela Record e TV Rio, chamado “Show 713”. Nesse programa, a tela era dividida ao meio, sendo que cada lado ficava a uma das emissoras. O programa apresentou entrevistas, reportagens e números musicais das duas cidades de origem das emissoras.

Na década de 1960, transmitiu a inauguração da nova capital federal, Brasília, sendo a única emissora de TV fora da cidade a transmitir o evento. A transmissão contou com entrevistas de diversos políticos brasileiros da época, incluindo o então presidente Juscelino Kubitschek. No entanto, a sede em Moema sofreu um incêndio em maio de 1960, levando a Rede Unidas a exibir mais programas da TV Rio enquanto a Record se recuperava.

Com o surgimento da TV Globo e o crescimento de sua concorrente Tupi, o canal viu seu público diminuir gradativamente. No entanto, a emissora lançou alguns programas de sucesso, como “Família Trapo”, com Ronald Golias e Jô Soares, e o jornalístico “Repórter Esso”.

O que era REI na Record?

Em 1967, a sociedade das Emissoras Unidas foi extinta devido a desentendimentos entre os diretores da TV Rio e da TV Record. Isso ocorreu porque a emissora carioca havia adquirido produções da TV Tupi, que era uma rival da emissora da família Machado de Carvalho. No entanto, em 1969, as duas restabeleceram sua parceria e fundaram a Rede de Emissoras Independentes, conhecida pelo acrônimo REI.

Logo após isso, o empresário Silvio Santos adquiriu metade da Record e passou a utilizar a emissora para exibir alguns de seus programas, já que ele havia perdido espaço em outros canais de televisão. Apesar de inicialmente terem discordado, os antigos proprietários do canal aceitaram o acordo para que Silvio Santos cooperasse com a emissora.

Nessa época, havia perdido uma parcela significativa de seu público para as TVs Tupi, Globo e também para a recém-criada Rede Bandeirantes. Em seguida, a TV Rio saiu das Emissoras Independentes e a Record se tornou o único geradora da rede. A REI realizou a transmissão da Copa do Mundo FIFA de 1970 diretamente do México, sendo a primeira do canal. Além disso, o canal também trouxe o animador Chacrinha para seu elenco de artistas.

Em 1978, Paulo Machado de Carvalho obteve concessões para operar mais dois canais de televisão em São Paulo para a TV Record: o canal 4, em Franca, e o canal 7, em São José do Rio Preto. Em 1980, a Record estreou o Programa Silvio Santos em conjunto com a TVS.

Silvio Santos foi dono da Record

Com a falência da Rede Tupi, Silvio Santos adquiriu concessões da antiga emissora por parte do Governo Federal e fundou sua própria rede de televisão, o SBT. Em conjunto com Paulo Machado, ele passou a administrar o canal 9 do Rio de Janeiro, que havia vencido em uma licitação, criando a TV Record Rio de Janeiro, em 1982. Essa se tornou a quarta emissora própria do grupo, juntando- se à matriz de São Paulo e às outras duas do interior do estado.

Após a fundação do SBT em 1981, a Record ficou em segundo plano para Silvio Santos. No entanto, a família Machado de Carvalho, que era coproprietária do canal, insistia em investir na emissora. Em 1983, estreou o programa Especial Sertanejo, apresentado por Marcelo Costa, enquanto o jornalismo se tornou o carro-chefe com a estreia do Jornal da Noite. Em 1985, o SBT se consolidou nacionalmente ao iniciar sua programação em rede nacional via satélite para todo o Brasil, através do canal exclusivo da Embratel, o Brasilsat.

No ano de 1987, ao mesmo tempo em que o Programa Silvio Santos deixou de ser exibido na Record (passando a ser exibido apenas pelo SBT), o Homem do Baú também deixou de investir de 70% a 80% de sua participação na Record de São Paulo, retirando inclusive o canal 9 do Rio de Janeiro das mãos dos Machado de Carvalho.

Em 1989, a Rede de Emissoras Independentes, ainda liderada pela TV Record de São Paulo, sucumbiu à crise e foi extinta. Com isso, o canal caiu no esquecimento e voltou a ser uma emissora local, restando apenas a estação da capital paulista e as outras duas do interior do estado, uma vez que o canal 9 carioca da emissora havia se transformado na TV Corcovado.

Com a Record enfrentando uma grave crise financeira e à beira da falência, Silvio Santos convenceu Paulo Machado de Carvalho a colocar uma emissora à venda.

Como Edir Macedo virou dono da Record?

Logo após saber da venda do canal, Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus, manifestou interesse em adquirir a Record. Na época, ele estava nos Estados Unidos e foi assessorado pela venda da emissora por seu advogado, Paulo Roberto Guimarães. Macedo nomeou o pastor Laprovita Vieira como intermediário para negociar a compra da Record.

Laprovita realizou uma reunião com Demerval Gonçalves, representante de Silvio Santos e Paulo Machado de Carvalho, na antiga sede, localizada no bairro de Moema, em São Paulo. A negociação foi rápida. Além da TV, Edir Macedo também adquiriu a Rádio Record, que enfrentava uma situação igualmente precária e se mantinha graças à família Machado de Carvalho quanto ao Grupo Silvio Santos.

Uma reunião foi realizada com advogados de ambas as partes, na presença de Laprovita, Edir Macedo, Silvio Santos e seu sócio, Paulo Machado de Carvalho. Poucos dias depois, Silvio manifestou arrependimento pela venda, mas estava ciente da situação delicada da Record e não tinha outra alternativa, uma vez que nem ele nem Paulo Machado tinha condições de pagar as dívidas. Alguns credores ameaçavam pedir a falência da emissora devido à gravidade da situação.

Após a venda, surgiram rumores de que se transformaria em um canal com programação totalmente religiosa, utilizado pela Igreja Universal do Reino de Deus. No entanto, isso não se concretizou totalmente, embora a emissora ainda exiba algumas atrações de teor evangélico, principalmente no horário da madrugada.

O negócio resultou na criação da Central Record de Comunicação, atual Grupo Record, que se tornou o principal conglomerado de mídia controlado por Edir Macedo. O grupo inclui, além da TV e Rádio Record, o portal R7, a Record Entretenimento, a Record News, entre outros.

Qual é a relação entre Record e Igreja Universal?

A Rede Record e a Folha Universal são os principais meios de comunicação associados à IURD. Já enfrentaram diversos conflitos editoriais com outros veículos de comunicação no Brasil, incluindo o portal UOL, a revista Veja, o jornal Folha de S. Paulo e, especialmente, a Rede Globo. Edir Macedo afirmou ao site da IstoÉ que a emissora carioca é um dos maiores adversários da Universal.

Na madrugada do feriado de 12 de outubro de 1995, dia de Nossa Senhora Aparecida, celebrado pelos católicos, foi exibido na Rede Record o programa O Despertar da Fé, produzido pela Igreja Universal. Durante a exibição, Sérgio von Helder desferiu diversos chutes e golpes em uma imagem da Santa que ele mesmo havia adquirido. Além de ter cometido agressões contra a imagem, Sérgio afirmou que “Deus não poderia ser comparado a um ‘boneco’ tão feio, tão horrível e tão desgraçado”.

Ao longo dos anos, diversas investigações foram realizadas e algumas apontaram que a Record recebia dinheiro dos fieis da IURD. A programação da igreja foi colocada nas madrugadas, para tentar desvincular essa imagem do canal.

Investimentos e busca pela liderança

Após a venda, a emissora iniciou sua expansão nacional ao transmitir seu sinal pelo satélite BrasilSat A2, permitindo que sua programação fosse distribuída também nas antenas parabólicas. O canal passou a se chamar a Rede Record e começou a adquirir as próprias emissoras, afiliadas e retransmissoras para formar sua nova rede.

Em 1995, adquiriu os estúdios antigos da TV Jovem Pan na Barra Funda, juntamente com a maioria dos equipamentos pertencentes ao canal, incluindo câmeras BETACAM, ilhas de edição e carros para externas. No entanto, apenas em 1998, mudou oficialmente sua sede para o novo prédio na Barra Funda, encerrando as atividades no prédio da Avenida Miruna, em Moema.

Durante esse período, a empresa contratou diversos artistas para preencher sua grade de programação, incluindo nomes como Eliana, Raul Gil, Gilberto Barros, Ratinho, Milton Neves e muitos outros. A Record conquistou o terceiro lugar na audiência nacional, ultrapassando a Band e já falida a Rede Manchete. Ratinho foi um fenômeno de audiência e ficou pouco tempo, sendo contratado pelo SBT.

Em 2004, decidiu investir em uma nova fase visando maior audiência. Com o slogan “A caminho da liderança”, a Record ampliou sua produção de programas consagrados, lançou novas vinhetas e novelas que se tornaram populares. Entre os sucessos dessa nova fase, destacam-se as produções como A Escrava Isaura, Prova de Amor, Vidas Opostas e Caminhos do Coração.

Em 2012, transmitiu com espera os Jogos Olímpicos de 2012 em Londres, bem como as inéditas Olimpíadas de Inverno de 2010 em Vancouver. Foi a primeira vez que a rival Rede Globo ficou de fora da transmissão de uma Olimpíada.

Em 2016, adotou uma nova marca, também alterando o nome para RecordTV. Essa mudança ocorreu para consolidar a imagem da emissora como inovadora e multiplataforma, conectada à televisão do futuro, além de reafirmar que sua atuação ultrapassa as fronteiras do Brasil, alcançando mais de 150 países com seu sinal. Além disso, produtos como novelas e minisséries são exportados para países de todos os continentes.

Quais novelas a Record já produziu?

A primeira novela produzida e exibida pela Record foi A Muralha, em 1954. Nessa fase inicial, sob a gestão de Silvio Santos e Paulo Machado de Carvalho, destacaram-se obras como Os Deuses Estão Mortos e As Pupilas do Senhor Reitor, sendo esta última, segundo a Unicamp, considerada a novela de maior audiência da história da Record. A última produção nessa primeira fase foi Meu Adorável Mendigo, em 1974.

No entanto, em 1977, a emissora exibiu O Espantalho, em parceria com a autora Ivani Ribeiro, que já trabalhava no canal desde 1954. Entre 1999 e 2004, foram produzidas oito novelas adicionais de forma despretensiosa, resultantes de parcerias da Record com empresas independentes.

Em 10 de maio de 2004, Herval Rossano foi contratado como diretor geral de teledramaturgia. Foram realizados investimentos na compra de equipamentos de última geração, construção de novos estúdios e expansão da equipe. Além disso, ocorreu a contratação de um elenco de autores em ascensão e novos atores cresceram. Rossano apresentou sete propostas de tramas de diferentes autores antes de ser escolhida a primeira novela da nova fase, A Escrava Isaura.

Outras produções de destaque dessa fase incluem Vidas Opostas, Prova de Amor, Amor e Intrigas, Chamas da Vida e Caminhos do Coração. Nesta nova fase, era muito comum que a empresa investisse em atores da Globo, tentando atrair o público para suas obras. Em 2009, o canal levou um duro golpe, perdendo o novelista Tiago Santiago para o SBT, em contragolpe após a contratação de Gugu pela Record.

Em 2015, foi produzida a telenovela Os Dez Mandamentos, a primeira novela bíblica da emissora e do Brasil. Ela se tornou um sucesso imediato e fez história na televisão brasileira, alcançando uma audiência que superou a principal novela da Globo pela primeira vez em 40 anos. Com o sucesso da novela, a Record TV decidiu, em outubro de 2015, dedicar o horário das 20h30 exclusivamente às produções bíblicas.

Transmissões de Copa do Mundo e Olimpíadas na Record

Olimpíadas:

  • Tóquio 1964;
  • Montreal 1976;
  • Los Angeles 1984;
  • Atlanta 1996;
  • Londres 2012;
  • Rio de Janeiro 2016.

Copa do Mundo:

  • México 1970;
  • Alemanha 1974;
  • México 1986;
  • França 1998.

A Record foi pioneira na transmissão de esportes ao vivo no Brasil, mostrando o Campeonato Paulista, que retornou para a emissora em 2022. Além disso, transmitiram a Eurocopa com exclusividade em 2004 e 2008 e diversos outros eventos, como os Jogos Pan-Americanos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.