A renomada atriz Fernanda Montenegro comemorou seu 94º aniversário na segunda-feira, 16. Sua carreira é repleta de momentos brilhantes, incluindo uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Atriz por sua atuação no filme “Central do Brasil” (1999).
Conheça a história da atriz Fernanda Montenegro
Fernanda Montenegro é uma verdadeira lenda da dramaturgia brasileira, natural do Rio de Janeiro, nascida em Campinho.
Seu caminho artístico começou aos 15 anos, quando foi contratada pela primeira vez como redatora, locutora e radioatriz na Rádio MEC. Foi nessa rádio que Arlete Pinheiro se tornou Fernanda Montenegro.
“Tinha uma curtição, um humor dentro do sobrenome, parecia uma coisa a la Século XIX. Eu redigia como Fernanda Montenegro e era locutora como Arlette Pinheiro. E a Fernanda Montenegro pegou”, contou a atriz ao Memória Globo.
Em 1951, alcançou mais um marco ao se tornar a primeira atriz contratada pela antiga TV Tupi.
Sua estreia na Rede Globo coincidiu com a criação da emissora, em 1965, embora sua primeira novela na casa tenha ocorrido apenas em 1981 com “Baila Comigo”, na qual interpretou a personagem Sílvia, criada por seu amigo Manoel Carlos. A partir daí, Fernanda Montenegro e a teledramaturgia brasileira se tornaram inseparáveis.
Durante sua trajetória, interpretou personagens memoráveis como Chica Newman em “Brilhante”, Charlô em “Guerra dos Sexos”, Naná em “Cambalacho”, Vó Manuela em “Riacho Doce”, Olga em “O Dono do Mundo”, Bia Falcão em ” Belíssima” e Mercedes em “O Outro Lado do Paraíso”, entre muitas outras, enriquecendo nosso repertório de memórias.
Prêmios da atriz Fernanda Montenegro
Entre suas interpretações, destacam-se personagens heroínas e vilãs, dramas e comédias. No entanto, um lugar especial em seu coração é reservado para Dona Picucha, do seriado “Doce de Mãe”, um papel que interpretou aos 83 anos e que lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz no 41º Emmy Internacional.
“O encanto dessa série é essa visão não abstrata, nem sublimada, nem onírica do velho na sociedade. É uma visão palpável. Gostei muito de fazer”, disse ao Memória Globo.
Reveja a abertura do seriado “Doce de Mãe”
Além deste, Fernanda Montenegro acumulou consideráveis prêmios e condecorações ao longo de sua carreira. Em 1999, por exemplo, foi agraciada com a mais alta honraria concedida a um brasileiro pela Presidência da República, a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito.
O condecoração foi uma forma de reconhecimento por seu destacado trabalho nas artes cênicas do Brasil. Para aqueles que imaginam que uma atriz está pensando em se aposentar, ela não pretende fazê-lo, pois planeja continuar encantando diversas gerações de brasileiros com sua arte.