Santos Dumont x Irmãos Wright: quem inventou o avião?
Aparentemente a pergunta é bem simples e direta. Entretanto, a resposta não é bem assim. Para os brasileiros, a resposta é mais do que óbvia. Santos Dumont inventou o avião e quem discordar não sabe o que está falando. Porém, para os americanos – e para muitos países – a resposta óbvia é a de que os irmãos Wright são os verdadeiros pais da aviação, creditando a estes a invenção desse veículo tão essencial na nossa realidade atual.
Mas afinal, o porque da polêmica?
Quem inventou o avião?
Entre os brasileiros, como dito, é praticamente unanimidade que é daqui o criador do avião. Alberto Santos Dumont, antes de colocar o célebre avião 14-bis, já havia conquistado fama internacional ao, em 1901, voar com os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina.
Cinco anos após fazer história no balonismo, em 23 de outubro de 1906, Santos Dumont realizou outra façanha inédita nos ares. No entanto, desta vez foi com outro veículo: um avião. O 14-bis, ou Oiseau de Proie II, decolou às 16h45, no parque Bagatelle, em Paris, na França. Ali, onde hoje há um obelisco em memória do célebre acontecimento, Santos Dumont conseguiu voar por 60 metros, em uma demonstração pública.
Anos antes de o brasileiro alçar voo, porém, os norte-americanos Orville e Wilbur Wright, os Irmãos Wright, conseguiram fazer um feito similar. Mais precisamente, em 17 de dezembro de 1903, a dupla realizou um voo controlado de uma máquina voadora, por assim dizer.
Contudo, apesar de realizar o feito antes de Santos Dumont, o que coloca em dúvida o pioneirismo dos americanos é o fato de alguns considerarem o veículo dos Wright um planador, não um avião. Isso porque, a máquina, embora motorizada, dependia de auxílio externo para decolar, como rampas ou catapultas.
Outro aspecto que pode ser questionado a respeito do voo é o fato de, ao contrário do que ocorreu com o 14-bis, a sua realização não ter participação pública, sendo que o feito de Santos Dumont contou até com a participação de juízes do Aeroclube da França.
Fato é que a discussão toma as redes sociais desde que elas existem. Brasileiros defendem seu ponto, americanos rebatem e assim a guerra demonstra-se infinita. Contudo, ao que parece, ambos tiveram sua contribuição. Os Wright levantaram voo, mas precisando de uma catapulta; Santos Dumont também levantou voo, mas sem precisar de auxílio.
Quando olhamos para o modo como a aviação é feita hoje, acho que a resposta cabal para esse questionamento não é tão confusa assim.