SBT foi proibido e ficou UM DIA fora do ar por causa de Ratinho
Pode ser difícil de acreditar, mas o SBT, emissora do Silvio Santos, já foi tirada do ar por 24h há alguns anos. Esse mesmo episódio, pode acontecer não só com o SBT, mas também com outras emissoras, em especial, a Jovem Pan.
O episódio ocorreu em 1998, quando Paulo Maluf estava concorrendo ao Governo para o Estado de São Paulo. Na época, o seu adversário de campanha era o Mário Covas, que inclusive faleceu em 2012. Na ocasião, o apresentador Ratinho tinha acaba do estrear no SBT e, durante às eleições, decidiu optar por entrevistar Paulo Maluf que, no momento, falou mal de Mário Covas.
O episódio se repete
Uma situação semelhante ocorreu no extinto programa do Gugu Liberato e até mesmo com a Hebe Camargo. O fato que gerou bastante burburinho, não atingiu só a imagem da emissora mas também o bolso. Na época, a emissora foi multada em 40 mil reais.
As punições não acabaram por aqui, na sequência, a emissora foi cobrada novamente pelo mesmo motivo. Porém, só que desta vez, a multa foi no valor de 120 mil reais. O problema central não foi a predileção por entrevistar um candidato ao invés de outro. A questão foi que, afinal, as leis eleitorais proíbem o favorecimento de candidatos.
Para além dessas multas, a emissora foi tirada do ar por um dia inteiro, podendo exibir apenas uma única mensagem. “Estamos fora do ar por decisão da Justiça Eleitoral, em virtude de desobediência ao artigo 45, inciso 3° da Lei Eleitoral (Lei 9504/97)”, dizia a mensagem.