Se a Terra fosse atingida por um ataque de asteroides, como será o alerta da NASA?
Frequentemente estudiosos de astronomia e curiosos sobre o caso especulam sobre a possibilidade de um asteroide colidir com a Terra. Caso acontecesse, o mundo não só entraria em colapso, como também poderia ser o fim da raça humana, que teria seus 8 mil milhões de habitantes dizimados.
Na prática, existe uma pasta internacional que cuidaria de avisar ao planeta caso um ataque de asteroides acontecesse contra oa nosso planeta. Trata-se do Escritório de Coordenação de Defesa Planetária da NASA, que tem como responsabilidade identificar uma ameaça iminente com décadas de antecedência.
No último mês, a agência chegou a informar que a Terra está livre de uma probabilidade projetada de 1 em 10 milhões de colisão em 3 de março. O executivo-chefe do programa, Lindley Johnson, declarou ao Business Insider sua previsão para o tema: “Definitivamente queremos encontrar todos eles antes que eles nos encontrem”.
Como seria se um asteroide viesse para a Terra?
Caso o órgão identificasse um asteroide a caminho dos Estados Unidos que não parecesse grande o suficiente para impactar outros países, a Casa Branca receberia uma notificação. A partir daí, uma declaração pública seria emitida.
Caso a rocha espacial tivesse impacto internacional, o Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior se envolveria no caso. Seria levado em conta o tempo que o asteroide estaria de distância do planeta, implicando em cinco anos um impacto iminente e meses de aviso apenas a aceitação o fato.
Mas é hora de ficar tranquilo: a próxima colisão potencial identificada pelos cientistas acontecerá apenas em 2182. A chance é de 1 e 2700 que um pequeno asteroide colida com a Terra no ano em questão. “Isso nos dá bastante tempo para tentar fazer algo a respeito deles enquanto ainda estão no espaço, para evitarmos completamente qualquer catástrofe aqui na Terra”, disse Johnson ainda.