‘Sem audiência’: CNN passa por crise e pode ser obrigada a mudar de nome; Entenda
Não está fácil para ninguém! A CNN Brasil está passando por uma grande crise de audiência e em sua direção. O problema era tanto que o canal de notícias corria o risco de mudar de nome.
Apesar do susto, a emissora conseguiu uma vitória em meio a maré de problemas e não corre mais o risco de trocar o nome.
De acordo com o F5, da Folha de S. Paulo, João Camargo, presidente do conselho da empresa, conseguiu renegociar o contrato de royalties com o canal internacional Warner Bros. Além disso, o Discovery será o responsável pelo licenciamento da marca, mantendo, assim, o nome que o público já conhece.
A Folha também tinha informado que o antigo vínculo da emissora de televisão tinha uma previsão de que a companhia brasileira deveria desembolsar US$ 12 milhões, o equivalente a R$ 59,6 milhões, para seguir como franqueada da CNN.
Com isso, após a possibilidade de perder o padrão do canal de notícias americano, Camargo renegociou o valor e conseguiu reduzir o custo pela metade. Graças ao jogo de cintura do executivo, a CNN pagará um valor de cerca de US$ 6 milhões, aproximadamente R$ 29,8 milhões.
Quando vence a licença?
O vencimento da licença pela marca CNN é de três anos. Como o canal estreou no Brasil em 2020, o novo valor deve ser pago no final de 2023.
Vale destacar que João Camargo, que é um dos nomes com mais destaque da CNN Brasil, afirmou à empresa norte-americana que o contrato original foi feito antes da pandemia da Covid-19, com uma realidade financeira totalmente diferente da atual.
Mesmo mantendo o nome, a CNN Brasil vai enxugar quadro de funcionários?
Por mais que tenha conseguido segurar a marca forte para o canal de notícias, a companhia de comunicação precisará de algumas mudanças em breve.
Para economizar, a CNN está ciente de que haverá a redução de um andar do prédio que abriga o canal, que está localizado na Avenida Paulista, uma região nobre de São Paulo.
Como se tudo isso não bastasse, a CNN também tem feito várias demissões nos últimos tempos, buscando reduzir custos. Modificações na grade de programação também estão sendo realizadas na tentativa de aumentar a audiência.