Silvio Santos criou campeonato de futebol para o SBT disputar com a Globo
De 1995 a 1997, Silvio Santos promoveu a Copa dos Campões Mundiais, também chamada de Copa dos Clubes Brasileiros Campeões Mundiais.
O torneio de futebol foi organizado pelo SBT, com o aval da Confederação Brasileira de Futebol, a CBF, em que os clubes brasileiros que venceram a Copa Intercontinental disputavam. Ao todo, o evento futebolístico contou com três edições, e teve a participação de times brasileiros, argentinos e paraguaios. O SBT, inclusive, chegou a contatar um time europeu para a competição – mas sem sucesso.
O feito foi tão grande que a Copa dos Campeões Mundiais chegou a fazer parte do calendário da CBF em 1996 e 1997. Entre as cidades escolhidas para receber o evento estão: Brasília, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso Sul. Os estádios utilizados para os confrontos foram o Mané Garrincha, Parque do Sabiá, José Fragelli e Pedro Pedrossian.
Quais foram os times que participaram da Copa dos Campeões Mundiais?
Ao todo, quatro clubes brasileiros que já haviam vencido a Copa Intercontinental participaram da Copa dos Campeões Mundiais. Foram eles:
- Flamengo;
- Grêmio;
- Santos;
- São Paulo.
Quem ganhou a Copa dos Campeões Mundiais?
Com três edições, a Copa dos Campeões Mundiais contou com duas vitórias do São Paulo, em 1995 e 1996, e uma do Flamengo, em 1997. O sistema do campeonato, por sua vez, funcionava de forma quadrangular, com os dois melhores times avançando para a final em jogo único. As partidas sempre ocorriam no mês de julho.
A competição, inclusive, sofreu com embargos para ser realizada no seu último ano, já que a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro tentou impedir a realização da final, já que o Flamengo tinha um jogo agendado para a mesma data, mas no campeonato Estadual. Foi necessário que a CBF agendasse uma nova data para a partida.
Já a atuação do SBT se dava por meio de patrocínio para que o evento futebolístico acontecesse. Em publicações da época, como a Placar, a Copa dos Campeões Mundiais foi reconhecida como competição amistosa, apesar de ser reconhecida como ‘torneio oficial’ pela CBF.