SpaceX está dando prejuízo e Elon Musk está tentando esconder
Em meio a polêmicas com o ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Elon Musk parece estar lidando com problemas referentes a uma de suas empresas. De acordo com a notória agência de notícias Bloomberg, o bilionário está realizando uma tentativa de esconder o prejuízo da SpaceX, empresa aeroespacial fundada em 2002.
As fontes ouvidas pela publicação explicaram que, embora esteja estimada em US$ 180 bilhões, a SpaceX vive um momento delicado e possui pouca organização financeira. Mais especificamente, a contabilidade da empresa foi descrita como “mais uma arte do que uma ciência”.
Ao que tudo indica, a empresa de Elon Musk tem sua contabilidade realizada em estimativas boca a boca, dificultando resultados precisos. A Bloomberg chegou até mesmo a dizer que engenheiros da companhia precisam recorrer a modelos de Excel para entender a lucratividade.
“Não há uma equipe de relações com investidores dedicada a analisar o dinheiro que entra e sai. E, pelo menos por enquanto, não há telefonemas tranquilizadores sobre operações comerciais após explosões de foguetes”, relatou uma fonte.
Elon Musk e SpaceX perderam foguete em 2024
Em março deste ano, Elon Musk ordenou o terceiro voo de teste do megafoguete Starship, da SpaceX. Após um lançamento de sucesso, o veículo foi perdido em uma explosão enquanto retornava à Terra. Em 2023, outros dois testes resultaram na explosão de um megafoguete Starship.
Com 120 metros de altura, a espaçonave é a grande esperança de Elon Musk e da SpaceX para conseguir realizar um voo tripulado a Marte. Além disso, a tendência é que o Starship seja utilizado na missão Artemis 3, programa para 2026 e com intuito de levar astronautas à Lua.