Surpreenda-se com as 7 maravilhas do mundo antigo
As sete maravilhas do mundo antigo, de modo direto e sucinto, são construções da nossa Antiguidade que foram listadas como grandes obras da humanidade.
A lista tradicional, que menciona as diferentes construções, foi elaborada por um grego que se identificava como Filão de Bizâncio, que viveu no século III a.C. e deixou essa lista como sua grande obra.
A lista de Filão de Bizâncio não foi a única do tipo realizada nos tempos da antiguidade, havendo outras de autores como Heródoto. Entretanto, foi a lista dele que se tornou a mais popular, principalmente pela quantidade de detalhes. A lista elaborada por esse grego tinha a intenção de citar lugares que as pessoas deveriam conhecer ou ver enquanto ainda estivessem vivos.
São elas:
Grande Pirâmide de Gizé
A Grande Pirâmide de Gizé é, provavelmente, a mais famosa de todas as maravilhas que foram listadas por Filão, pois, das sete maravilhas, é a única que sobreviveu à ação do tempo, estando localizada nos arredores da cidade de Cairo, capital do Egito, sendo bastante visitada por turistas de todas as partes do planeta.
Jardins Suspensos da Babilônia
Os Jardins Suspensos da Babilônia foram supostamente construídos durante o reinado de Nabucodonosor, rei de Império Babilônico entre os anos de 605 a.C. e 562 a.C. Existe uma grande controvérsia acerca da existência dessa construção, visto que não existem evidências suficientes que comprovem sua existência.
Estátua de Zeus
A Estátua de Zeus estava localizada em Olímpia, cidade que tinha em Zeus o seu deus maior. Essa estátua foi construída por um escultor chamado Fídias em marfim e ouro.
Templo de Ártemis
O Templo de Ártemis, construído em homenagem à deusa grega Ártemis, estava localizado em Éfeso, cidade grega na Ásia Menor. Sua construção foi finalizada em 550 a.C., possuindo 129 metros de comprimento, 69 metros de largura um total de 127 colunas com 18 metros de altura.
Mausoléu de Halicarnasso
O Mausoléu de Halicarnasso foi uma tumba construída para Mausulo, um sátrapa persa, uma espécie de governador da antiga Pérsia, que foi concluída em 351 a.C.
Colosso de Rodes
O Colosso de Rodes foi uma grande estátua construída em homenagem a Hélio, o deus Sol na religiosidade grega. Acredita-se que sua construção tenha sido realizada entre os anos de 292 a.C. e 280 a.C., localizada um pouco acima do porto de Rodes. O construtor dessa estátua foi Carés de Lindos.
Farol de Alexandria
O Farol de Alexandria foi construído na ilha de Faros, localizada nas proximidades da cidade de Alexandria, uma das cidades mais importantes do Egito durante o período Helenístico. Foi construído durante o reinado de Ptolomeu II, e o responsável por sua construção foi um arquiteto chamado Sóstrato de Cnido.