Suspensão do Carnaval: Indignação e abaixo assinado nas redes sociais
Moradores de Belo Horizonte, Minas Gerais, se manifestaram contra o o Carnaval em 2024. Acontece que os cidadãos abriram uma petição pública para que o Palco Oficial do Carnaval 2024 não acontecesse na Praça da Estação.
Tudo começou quando a ONG SOS Gatinhos encabeçou o movimento, onde sugere que o evento aconteça no Parque Municipal da cidade, alegando que a folia pode devastar o local e apresentar risco à fauna e flora do ambiente. Além disso, o parque não teria estrutura suficiente para suportar a grande quantidade de público. “O parque é para todos! Inclusive para os animais! Eles não merecem passar por todo esse estresse e maus tratos. Multidão, músicas altas, lixo. Parque não é adequado a um evento desse porte”, diz um trecho da petição.
Até o momento, a petição já conta com mais de 23 mil assinaturas, incluindo políticos da cidade. Osvaldo Lopes, ex-deputado estadual, diz ter protocolado ofícios na Prefeitura de BH e no Ministério Público, afim de ‘barrar’ o evento. A prefeitura, porém, garante que o Carnaval acontecerá no mesmo lugar.
Quadrilha é presa após golpe em bloco de Carnaval
O Carnaval só tem início na segunda semana de fevereiro, mas já vem sendo comemorado em todo o país com as chamadas prévias. No último dia 27 de janeiro, a Polícia Civil prendeu uma quadrilha que se passava por vendedores ambulantes, onde na verdade eles aplicavam golpes financeiros nos foliões. O caso aconteceu em São Paulo.
Na prática, o grupo fraudava os cartões das vítimas – trocando o original na hora do pagamento. Cinco homens, de 25 a 28 anos de idade, foram presos em flagrante. Ao todo, 146 cartões de débito e crédito foram apreendidos, além de R$ 1.602 em espécie, oito aparelhos celulares e duas bolsas. Os itens já foram encaminhados para a perícia. A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo informou que o caso foi registrado como associação criminosa pela 1ª Deatur do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope).