Três chefes do tráfico FOGEM durante saída de Natal
O presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Márcio Gualberto (PL), enviou um ofício à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) cobrando esclarecimentos sobre a evasão de 255 presos após o “saidão” de Natal.
Entre os foragidos estão nomes dos chefes de tráfico Saulo Cristiano Oliveira Dias, conhecido como SL, e Paulo Sérgio Gomes da Silva, o Bin Laden.
Fuga dos chefes do tráfico
No documento, Gualberto questiona a secretária Maria Rosa Lo Duca Nebel sobre os detentos beneficiados com a Visita Periódica ao Lar (VPL), os tipos de crimes cometidos por eles, se são reincidentes na fuga do sistema prisional, e outros aspectos relacionados à saída temporária.
O parlamentar também indaga sobre a falta de monitoramento eletrônico dos beneficiados durante o período de liberação.
Gualberto ressalta a importância de revisão urgente das leis de execução penal e atualizações nas audiências de custódia. Ele expressa preocupação com o ciclo vicioso em que a polícia prende, mas os indivíduos são soltos, destacando a necessidade de medidas que beneficiem a sociedade.
A Secretaria Estadual de Administração (Seap) informou que 1.785 presos foram beneficiados com a VPL e deveriam retornar até as 22h do dia 30 de dezembro.
Contudo, 255 detentos descumpriram as regras e são considerados fugitivos. O “saidão” de Natal é concedido a presos com bom comportamento, réus primários, que tenham cumprido 1/6 da pena, ou reincidentes que tenham cumprido 1/4 da pena.
Disque Denúncia solicitou a colaboração da população para localizar criminosos como SL e Bin Laden, oferecendo canais de comunicação anônima para informações sobre os foragidos: (021) 2253 1177 ou 0300-253-1177 ou pelo WhatsApp (021) 2253-1177.