Turistas em Guarujá briga com guardas: ‘as leis no Brasil são uma merda’
Um vídeo obtido pelo g1 na última segunda-feira (15) revelou uma acalorada discussão entre um turista e um guarda civil municipal de Guarujá, no litoral de São Paulo, após a abordagem para desarmar uma barraca na praia da Enseada.
Nas imagens, o homem expressa sua insatisfação com as “leis no Brasil”, caracterizando-as como “uma merda”. O episódio, de acordo com informações da prefeitura ao g1, ocorreu em cumprimento à Lei Complementar 044/1998, Artigo 100-A, que proíbe a instalação de “acampamentos, tendas e barracas” na praia.
O que acontece no vídeo?
No vídeo, gravado por uma câmera no peito de um dos guardas, os agentes abordam o grupo de turistas enquanto estes tentam manter a barraca na areia. O diálogo entre o guarda e um dos turistas revela a tensão do momento:
Guarda: “Pra gente, é o nosso trabalho…”; Turista: “Mas concorda que é errado isso aí?”; Guarda: “O que é errado? Se existe uma legislação, temos que fazer com que ela seja cumprida”; Turista: “Mas, a lei no Brasil está uma merda hoje…”; Guarda: “Mas, quem faz [a lei] não sou eu, nem ele…”.
Os turistas, em busca de argumentos, consultam seus celulares na tentativa de provar que a barraca poderia permanecer no local. No entanto, o equipamento foi desarmado em meio a reclamações do grupo.