Vladimir Putin altura: quanto mede o líder da Rússia?
Vladimir Putin se tornou, ao longo dos últimos anos, um dos homens mais poderosos da Europa e do Mundo. Ele tem uma grande influência em todos os setores da economia Russa e ganhou muito mais destaque nos noticiários internacionais após anunciar a invasão que deu início a Guerra da Ucrânia.
Apesar do grande poder em suas mãos, existe um fato curioso sobre o presidente Russo, a sua altura. Ele mede 1,70 e em algumas ocasiões como no encontro com líderes do BRICS em 2019, ele teve que subir um degrau de escada para ficar na mesma altura ou mais alto que os presidentes de Brasil, China, Índia e África do Sul.
Putin faz parte de uma extensa lista de líderes modernos do continente europeu que possuem baixa estatura, entre eles estão Rishi Sunak, primeiro ministro do Reino Unido, Emmanuel Macron que é o presidente da França, o chanceler alemão Olaf Scholz e o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky.
Segundo alguns estudos recentes, os homens mais baixos têm menor chance de alcançar o sucesso do que os mais altos. Isso se reflete não só nos salários mas também nas oportunidades de empregos e nos cargos de chefias.
De acordo com o livro Blink do autor Malcolm Gladwell, essa diferença de altura tem um significado econômico. Segundo ele, cada 2,5 centímetros de altura pode gerar 789 dólares a mais no salário. Essa valor acabaria por significar 7,8 mil dólares a mais por ano para um homem que mede 1,82
E isso também reflete nos relacionamentos. O estudo da Universidade de Chicago mostrou que homens com 1,60 de altura precisam ganhar muito mais dinheiro para conseguir uma companheira em aplicativos de namoro. Na lista da Forbes de presidentes de empresas a maioria é homem que tem em média 1,82.