Família Bolsonaro e seus problemas judiciais: Listamos todos os que eles possuem
A família Bolsonaro é conhecida por acumular polêmicas ao longo da sua carreira política – que é extensa. Acontece que, além do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), os filhos do conservador também ingressaram no meio.
Por conta de serem figuras públicas, os herdeiros do ex-presidente não só protagonizaram falas e atitudes polêmicas, como também se envolveram em acusações mais sérias. O caso mais recente foi do caçula da família, Jair Renan, que foi acusado de falsidade ideológica, uso de documento falso e lavagem de dinheiro.
Confira a lista das principais acusações envolvendo os filhos de Jair Bolsonaro: Flávio Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, Carlos Bolsonaro e Jair Renan.
Flávio Bolsonaro
O caso mais popular envolvendo Flávio Bolsonaro, o filho “zero um” do ex-presidente, é o das rachadinhas. Em 2020, ele foi acusado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro da prática, enquanto ainda atuava como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
Rachadinha é o termo usado para a prática de desvio de salário de assessor, onde é feita uma transferência de uma parte ou de todo o montante do servidos para o parlamentar ou secretários, em nome de um acordo pré-estabelecido entre eles. Atuando com Flávio Bolsonaro estava Fabrício Queiroz, os quais movimentaram nada menos que 1,2 milhões na conta do assessor.
Eduardo Bolsonaro
Em abril de 2023, o chamado inquérito das Fake News recebeu o pedido do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, de incluir o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) nas investigações acerca do ataque a ministros do Supremo Tribunal Federal.
Além disso, o “zero dois” de Jair Bolsonaro já foi denunciado para a Procuradora- Geral da República por colegas parlamentares, por ter cometido apologia à violência contra professores. O caso teria acontecido durante um discurso em Brasília, onde ele afirmou que docentes são “doutrinadores” e “piores que traficantes”.
Carlos Bolsonaro
Vereador desde 2001, Carlos Bolsonaro está no seu sexto mandato consecutivo na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, e é apontado como o principal administrador das redes sociais do pai. Ele foi alvo de uma operação da Polícia Federal por um suposto envolvimento com uma Agência Brasileira de Inteligência paralela, que teria espionado, de forma ilegal, pessoas consideradas desafetos políticos do ex-presidente.
Jair Renan
Jair Renan está sendo investigado ao lado de Maciel Alves pela falsificação de quatro relações de faturamento da empresa RB Eventos e Mídia, que pertencia ao filho mais novo do ex-presidente.
Na prática, a fraude foi cometida ao apresentar um faturamento de R$ 4,6 milhões no período de 2021 a 2022 que nunca aconteceu.