Missão Gaia detecta maior buraco negro estelar próximo a Terra
Nesta terça-feira, dia 16, Observatório Europeu Austral (ESO), sediado na Alemanha, informou que foi detectou o maior buraco negro estelar da Via Láctea até o momento. A descoberta foi feita durante a Missão Gaia, lançada em 2013 e com expectativa de retorno em 2025.
A missão europeia já forneceu informações detalhadas sobre a composição química de dezenas de milhões de estrelas, sendo de grande utilidade para a comunidade astronômica. Já o buraco negro foi intitulado Gaia BH3 e foi encontrado por acaso, segundo o astrônomo Pasquale Panuzzo, do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) do Observatório de Paris
“Ninguém esperava encontrar um buraco negro de alta massa nas proximidades, não detectado até agora. Esse é o tipo de descoberta que se faz uma vez em sua vida de pesquisa”, explicou Panuzzo.
Maior buraco negro: entenda dimensão
Além de ser encontrado por acaso, trata-se do maior buraco negro estelar nas proximidades da Terra. O BH3 está a uma distância relativamente próxima de nossa planeta, estando situado a cerca de 2 mil anos-luz, na constelação de Aquila.
Mais do que isso, o BH3 conta com uma massa 33 vezes maior que o Sol. Antes, o maior buraco negro registrado na Via Láctea era o Cygnus X-1, com 21 massas solares. Em média, os buracos negros estelares da Via Láctea contam com 10 vezes a massa solar.