O que é a Paralisia de Bell? Ela é transmissível? Fernanda Gentil conta como descobriu a doença
Fernanda Gentil abriu o coração em um novo vídeo publicado no Youtube, no último sábado (24), onde revelou que está com Paralisia de Bell. No conteúdo, a jornalista e apresentadora detalha como descobriu a condição e quais serão seus próximos passos.
A Paralisia de Bell é uma condição onde o sujeito sofre com o enfraquecimento ou perda dos movimentos dos músculos de um lado do rosto. De acordo com Fernanda Gentil, ela foi buscar seu filho no aeroporto após o Carnaval, o cumprimento com beijos e sentiu a boca dormente. Um episódio semelhante aconteceu com a comunicadora também no dia seguinte, ao mandar beijos para os afilhados.
“Senti de novo um incômodo na boca, isso está estranho. Algum movimento que eu estou fazendo está me incomodando, me machucando”, conta a jornalista, no vídeo. “Fui fazendo movimentos novos, só mandando beijos, e não saía, a boca meio que não firmava”, descreveu. A partir daí, ela optou por procurar ajuda médica, já que também suspeitava estar sofrendo de um Acidente Vascular Cerebral.
Entenda diagnóstico de Paralisia de Bell
A Paralisia de Bell é uma paralisa do nervo facial que leva ao enfraquecimento ou perda repentina dos movimentos da faca. Esse nervo é responsável pela movimentação, salivação e estímulo das glândulas lacrimais. Entre as causas para esta condição, estão:
- Infecções virais, como herpes;
- Vírus, como o da covid-19, citamegalovírus e caxumba;
- Mononucleose ou gripe.
Os sintomas da Paralisia de Bell geralmente estão associados à movimentação do rosto, como rigidez de um lado do rosto, sensação de peso, dificuldade de enrugar a testa. Também são citadas a dor atrás de um olho, perda do paladar e alteração na produção de saliva. É importante destacar que a Paralisia de Bell não é contagiosa.