Quando é que surgiu a televisão?
Hoje com às novas tecnologias fica até difícil imaginar quando surgiu a televisão. Com presença em mais de 96% das casas barreleira, segundo os dados divulgados em 2019 pelo IBGE, a televisão é um dos meios de comunicação mais utilizado no Brasil.
Inicialmente criada para ser um produto exclusivo para a elite. A televisão chegou nas casas com uma característica um pouco diferente da que conhecemos hoje em dia, com exibição em preto e branco e ausência de controle remoto, a televisão evoluiu ao longo do tempo para se tornar mais acessível, sendo modernizada ao longo dos anos para ser exibida com imagens coloridas e, nos dias atuais, permitindo até mesmo o controle por meio de comandos de voz.
Viajando para o passado
No século XX a televisão foi criada por meio de vários estudos desde os anos de 1800. Curiosamente, a sua descoberta do selênio em 1817, possibilitou a transmissão de imagens pelo mesmo elemento químico. Já em 1884, o surgimento do rádio, veio logo depois em 1896.
Todo esse processo de invenção possibilitou anos mais tarde que o escocês, John Baird, transmitisse imagens de um ponto a outro. Com seus estudos, ele apresentou um aparelho, em 1926, para um grupo de cientista que estavam reunidos em Londres, Contudo, o escocês é pouco lembrado pelos seus feitos.
Sua tecnologia foi utilizada pelo meio de comunicação mais famoso do Reino Unido, a BBC, mas logo foi substituída por outra tecnologia mais atrativa.
Em 1927, Philo Farnsworth passa a ser reconhecido por desenvolver a forma de televisão que conhecemos hoje. Assim como na história do rádio, surge uma controvérsia em relação à autoria da invenção. Outra figura importante nesse contexto é Vladimir Zworykin, que também é considerado um possível inventor possuía uma patente que o levou a assinar um contrato com a RCA, uma empresa muito conhecida de rádio dos Estados Unidos.
É importante lembrar que as primeiras transmissões televisivas surgiram ao longo da década de 1930, por meio de técnicas e estudos de tecnologia avançados. Mas, o acesso à televisão era limitado na época, como já foi mencionado anteriormente, era o meio de comunicação voltado para as elites, pois os custo dos aparelhos televisivos era bastante elevado.