News do Dia
Últimas notícias

Questões importantes para entender sobre os 2 anos de Guerra na Ucrânia

A guerra da Ucrânia completou 2 anos de duração no último dia 24 de fevereiro. Contudo, apesar de todo esse tempo de duração e um prejuízo inimaginável à população, ainda não existe uma previsão de quando o conflito chegará ao fim.

No momento, a linha de frente entre Ucrânia, Rússia e aliados se estende por nada menos que 1.000 km. Atualmente, as forças russas estão em trincheiras com resistentes fortificações, enquanto os ucranianos alegam que suas respectivas munições estão chegando ao fim. Vale lembrar que, também em fevereiro, as tropas ucranianas saíram da cidade de Avdiivka, território disputado anteriormente.

A decisão de recuo da Ucrânia acontece em meio ao posicionamento de defesa do país, que já está bem abalado pelo conflito. O governo depende muito da ajuda militar, financeira e política de países do Ocidente para que consiga combater os invasores russos.

Como começou a Guerra na Ucrânia?

O confronto entre Ucrânia e Rússia teve início no dia 22 de fevereiro de 2022, quando a Rússia invadiu a Ucrânia e fez ataques pela terra, ar e mar. Mesmo sem dados oficiais, a estimativa é que pelo menos 500 mil pessoas já morreram dos dois lados desse embate. Vladimir Putin, o presidente russo, tem visado todo o território ucraniano. Ele argumenta que a população local precisa de proteção do seu país. O político defende a “desmilitarização” e uma Ucrânia “neutra”.

Para além disso, mais de 14 milhões de ucranianos tiveram que abandonar suas casas, enquanto 6,5 milhões de refugiados fugiram para países vizinhos. Esses dados são da Organização Internacional para as Migrações.

Atualmente, 18% do território ucraniano segue sob ocupação russa. O país vem perdendo contribuições do seu aliado ao longo dos anos. Apesar disso, a União Europeia aprovou um pacote de ajuda de 54 bilhões de dólares em fevereiro. A Ucrânia também conta com apoio dos Estados Unidos – cenário esse que pode mudar caso Donald Trump vença as eleições no país.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.