Saúde emocional é afetada pela falta de dinheiro?
Você acredita que sua saúde emocional pode ser afetada pela falta de dinheiro? A pergunta pode parecer simples, mas as respostas com certeza expõem uma grande complexidade no ambiente de trabalho e na sociedade como um todo.
Buscando chegar mais próximo de uma compreensão geral, a fintech Onze realizou uma pesquisa em parceria com a seguradora Icatu, entrevistando 8.573 trabalhadores. Buscando mapear o “estresse financeiro” dos brasileiros, a pesquisa chegou à conclusão de que sete a cada dez brasileiros acreditam que falta de dinheiro afeta a saúde emocional.
A pesquisa explicitou que, entre os participantes, 59% não possuem uma reserva financeira de emergência, enquanto 41% afirmaram não conseguir cobrir todos os seus gastos mensais com a renda. Dessa forma, não foi nenhuma surpresa quando 54% responderam ter o dinheiro como sua maior preocupação, acima de tópicos como família (17%), saúde (13%) e trabalho (8%).
Saúde emocional é afetada de que forma?
O estudo realizado pela Onze e pela Icatu apontou que 68% dos participantes da pesquisa afirmam ter sua rotina no trabalho afetada pela insegurança financeira. Os principais reflexos são os relatos de ansiedade (53%) e de insônia (41%).
Em meio à essa realidade, grande parte dos entrevistados (55%) afirma ter como maior medo a ausência de dinheiro para emergências. A falta de uma reserva financeira torna-se, mais uma vez, evidente como fator de risco no trabalho.