Lula busca alternativa para baixar contas de energia: Será necessário até R$ 35 bilhões por ano
Embora tenha assumido o governo com outros planos, Luis Inácio Lula da Silva não conseguiu reverter os aumentos nas contas de energia. O presidente, inclusive, teve o assunto como uma de suas principais rejeições e discute alternativas para conseguir fazer uma redução nas taxas.
Para tanto, foi publicada uma Medida Provisória que busca reduzir as cobranças entre 3,5% e 5% até o fim deste ano. Ainda assim, as discussões acerca da geração e distribuição de energia elétrica estão a todo vigor para 2025.
De acordo com membros do governo, será necessário um alívio de até R$35 milhões para concluir a tarefa. Especula-se que seja possível utilizar o Orçamento da União para a pasta, mas o Ministério da Fazenda faz oposição.
Ministro fala sobre redução em contas de energia
Em entrevista à Uol, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que os esforços para reduzir as contas de energia deverá ser constante nos próximos anos. Segundo ele, essa é a prioridade do Ministério.
“É um desafio que nós não teremos trégua. Vocês [da imprensa] sempre demandando e nós sempre tentando dar respostas, buscando cada vez mais criatividade e vigor na busca de equilibrar”, disse Silveira, que ainda completou afirmando ser “um desafio permanente corrigir a distorções no setor elétrico.”
Entre as propostas da MP publicada estão a implementação de mais parques eólicos e solares, gerando descontos no uso do sistema de transmissão.